Blog Completta

Com o acréscimo de 1,7 milhão de acessos de banda larga fixa durante 2019 os Provedores de Pequeno Porte, também chamados de ISP’s, já somam a marca de 8 milhões de contratos de serviço em todo o país.

Crescimento dos ISP’s

Em julho, a base nacional de banda larga fixa somava 32,528 milhões de acessos registrados pela Anatel através do SICI. No mês seguinte, essa taxa apresentou uma queda de 0,09%.

Em contrapartida, os provedores regionais não sentiram esse encolhimento do mercado. Dados da Anatel revelaram que no oitavo mês do ano os ISP’s tiveram um acréscimo de 53,8 mil clientes. Dessa forma, batendo a marca de 8 milhões de contratos, totalizando 25,1% do market share do segmento.

O mercado

A líder do mercado continua sendo o grupo Claro Brasil (que engloba Claro, Net e Embratel), o grupo possui cerca de 29,4% do market share. Seguido pelos provedores regionais em segundo lugar (25,1%), Telefônica em terceiro (22,4%) e Oi em 4° lugar (17,4%).

Gráfico sobre o market sahre da banda larga fixa de agosto de 2019, destacando os 25% de participação dos ISP's
Market share da banda larga fixa em agosto

Os provedores regionais aparecem em primeiro lugar em novos contratos mensais, seguidos pela Tim com 12 mil novos contratos. Todas as operadoras, com exceção da Claro e Algar, terminaram com perda de clientes, a Oi sofreu com 48,98 mil desligamentos, por exemplo.

Velocidades

A Anatel também divulgou em agosto dados sobre as velocidades de acesso. O ponto a ser destacado é o salto no número de acessos com velocidades acima de 34Mbps. Esse nível de serviço já está disponível em 11,448 milhões de contratos, representando 35,2% da base nacional.

Desde o início deste ano, 3,13 milhões de clientes passaram a contar com essa velocidade, só em agosto o número foi de 359 mil clientes.

Confira mais matérias como essa em nosso blog.